Assembleia de Freguesia - 16 de Abril de 2010
No passado dia 16 de Abril, pelas 21h30, realizou-se na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, SFRA, uma reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Alverca do Ribatejo.Como habitualmente, o Bloco de Esquerda marcou presença através das sua eleita.
No período de antes da Ordem do Dia, o BE iniciou a sua intervenção congratulando o executivo pela sua iniciativa de substituir o papel pela informação electrónica. Embora o impulsionador da implementação desta medida possa ter sido meramente economicista, o ambiente agradece. E nós também.
Seguidamente, a nossa eleita apresentou à Assembleia em geral e ao Executivo em particular, as questões e problemas que haviam sido colocadas por habitantes de zonas da nossa freguesia que, pela distância em relação ao centro, têm tendência a sofrer de algum esquecimento. Nomeadamente, A-dos-Potes, Casal das Areias e A-dos-Melros. O Bloco esteve lá, ouviu as pessoas e constatou alguns factos. Serviu de intermediário entre os habitantes e o poder local para que os primeiros possam recordar os segundos de quais as suas necessidades, muitas vezes prometidas em campanha e poucas vezes cumpridas depois.
Ainda neste ponto e na sequência da moção que propõe a introdução do Orçamento Participativo para a nossa freguesia, aprovada em Assembleia anterior, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta que visa a criação de uma Comissão para acompanhamento desse acto. Esta foi aprovada por unanimidade, com declaração de voto da Coligação Novo Rumo e do Partido Socialista.
Já na Ordem do Dia, o BE indagou sobre as informações prestadas acerca da actividade do senhor presidente, querendo saber um pouco mais sobre as visitas que o mesmo tinha efectuado, as reuniões em que tinha participado e os protocolos que haviam sido assinados.
No tocante às contas, o BE questionou sobre alguns pontos que lhe suscitavam dúvidas. Após as explicações, tendo continuado com as mesmas dúvidas, votou contra.
O novo Regimento da Assembleia de Freguesia foi aprovado com a introdução de algumas alterações, nomeadamente as propostas pelo BE que dizem respeito à publicação das actas e à ampla divulgação da realização das Assembleias.
Mesmo em minoria, o BE já conseguiu introduzir uma grande e forte inovação em Alverca: O Orçamento Participativo. Agora, os cidadãos também têm voz.
Etiquetas: Assembleia de Freguesia, Orçamento Participativo
[BE Alverca] @ 22:49|
comentar (0)
0 comentários |