contactos


 

Cortes orçamentais dão primeiros frutos

"De acordo Com O Correio da Manhã, Maria Monteiro, filha do antigo ministro António Monteiro e que actualmente ocupa o cargo de adjunta do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros vai para a embaixada em Londres.
Para que a mudança fosse possível, José Sócrates e o ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado.
Contactado pelo jornal, o porta-voz Carneiro Jacinto explicou que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes do anúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas.

As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, começam a dar frutos. Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem de 28 anos que, apesar da idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros. É desta forma que se cala a boca a muita gente que não acredita nas potencialidades do nosso país, os zangados da vida que só sabem criticar a juventude, ponham os olhos nesta miúda.

A título de curiosidade, o salário mensal da nossa nova adida de imprensa da embaixada de Londres daria para pagar as progressões de 193 técnicos superiores de 2ª classe, de 290 Técnicos de 2ª classe ou de 290 Assistentes Administrativos. O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente, 7, 10 e 14 jovens como a Maria, das categorias acima
mencionadas, que poderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais. Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos. A nossa Maria merece.

Também a título de exemplo, seriam necessários os descontos de IRS de 92 portugueses com um salário de 500 Euros a descontar à taxa de 20%. Novamente, a nossa Maria merece."


1 comentários

Tenho acompanhado o vosso blog com atenção e sobre este tema só me ocorre uma fábula do meu blog...

A crise está instalada, não a das falências bancárias e dos crashs bolsistas que essas passam ao largo de Portugal por divina, benfazeja e brilhante intervenção de Nossa Senhora de Fátima (que certamente é quem tem valido aos nosso políticos porque, de outra forma," há mucho se quedarian en la calle"), mas uma crise de ausência de factos políticos ou outros, que afastasse as atenções das massas dos inumeráveis equívocos governativos. Assim, D.Sócras (reizinho pequenino e vaidoso deste reino de contos da carochinha) e seu fiel escudeiro e assessor Pedra Silva Pereira, fiel à voz do dono, terreno fértil para ideias parvas e sempre pronto a pressionar jornalistas para defendê-lo, após estúpida dentada cega ou mijadela fora do penico, mais o seu anestesiado e obscuro séquito de ministros, dignos representantes de “Corus” de tragédia grega, sabiamente escondidos na esquerda baixa do palco da governação, reuniram-se no gabinete de crise, a fim de acender uma qualquer lâmpada incandescente de briosa ideia, que atraísse a atenção do povo para outros assuntos mais dignos do seu interesse e condição. À falta de futebol, Santana Copus, ou de Cabaço Silva exibindo o mais profundo do seu bolo alimentar comendo bolo rei de boca aberta diante das câmaras de televisão, a única pálida e trémula luz surgida ao fundo do túnel proveio de uma vela em fim de vida com coto já moribundo…pela boca do fiel escudeiro Pedra Silva Pereira…
- Ò chefe…há aí uma empresa com dívidas ao fisco, mas com milhões de computadores para vender… o chefe dá um jeitinho …espeta-os aos indígenas da cimeira ibero americana …e pumba! Os gajos com a surpresa e a vergonha…papam tudo…de caminho, no regresso, podia inaugurar o novo call center na freguesia de monte Abraão em Queluz ocidental…
- Excelente ideia ò Pedra Silva Pereira – nem sei como não me lembrei disso…lembre-me, na próxima semana, para lhe oferecer um desses novos BMW’ 714 injecção electrónica que demos aos juízes conselheiros do tribunal constitucional…
Grato por tão surpreendente benesse, Pedra Silva Pereira desfez-se em agradecimentos curvando, solícito, a sua espinal mola de brinquedo de Carnaval até ao limite da curvatura gravitacional…orgulhoso, vomitou mais uma ideia com leve odor a central de tratamento de águas residuais:
- Já agora!!! Se me permite ò chefe…o Chávez vende o petróleo a 57 dólares o barril, a gente compra-lho a 67 dólares o barril e com a diferença o gajo compra-nos um milhão de computadores…hein? Que tal?
- Brilhante – regozijou-se o reizinho – assim o pessoal vai esquecer-se da promessa dos cento e cinquenta mil postos de trabalho…É pá…mas…e se a imprensa descobre a marosca? Tamos tramados…
- Ò chefe, isto aqui não é o Brasil…aqui não há “impinchement” e o chefe pode continuar agarrado à cadeira do poder como lapa alampazada à rocha batida pelo mar salgado…
- Sendo assim…
- Além disso, ò chefe…a Manela Porreira Leite fez um voto de silêncio para ingressar no convento das carmelitas descalças, depois o chefe pode sempre alegar que a vida tá mal pra todos...o seu ordenado mal dá para os sapatinhos Prada e os fatos Armani, o apartamento de 2.550 eur mensais no Heron e outro tanto para manter os filhos na escola privada…e depois há outra coisa..
- Qual outra coisa – perguntou o reizinho..
- Neste momento o chefe tem na mão o Tribunal Constitucional, a Assembleia da República, o governador do Banco de Portugal, o Cabaço Silva, o Mole Barroso, o Instituto Nacional de Estatística…
- Chega, chega, chega…até para mim é fastidiosa a enumeração da lista…
- Só mais uma coisinha ò chefe…lembra-se da Fátima Salgueiras, do major Valentão e do engenheiro exaltado morais?
- Sim..o que é que tem?
- Foram presos, condenados a penas suspensas e voltaram a exercer mandato por prescrição de processo... e o povo…tornou a votar neles!!!
Nisto, entra o Luís Filipe Scolari com a sua voz de sargentão carregada de sotaque brasileiro e disse, com um meneio de cabeça: - E o burro sou eu?..
P.S. Este texto é ficcionado...qualquer coincidência é a mais pura semelhança com a...surrealidade...

 

 
.. links ..
 nacional

 local