contactos


 

Aviões e "Charlatões" em Alverca

Nos orgãos de comunicação social, diversos iluminados aristocratas têm apresentado Alverca como uma alternativa ao aeroporto da Ota. Apresentam argumentos tais como a proximidade de Lisboa, a proximidade de uma estação de comboios e também da auto-estrada Lisboa-Porto.

Mas, em nenhuma dessas intervenções se ouviu, quem quer que seja, falar nas consequências para os cidadãos de Alverca. Nenhum estudo foi realizado para saber o impacto na qualidade de vida dos seus habitantes.

A própria autarquia local, decidiu patrocinar uma comissão pró Aeroporto em Alverca, de entre os principais impulsionadores da brilhante ideia destacam-se alguns ilustres do concelho: o senhor director do banco Caixa de Crédito Agrícola de Vila Franca de Xira, o dono da maior empresa de construção do concelho - a Obriverca.
(Quando o poder autarquico e o poder económico de juntam normalmente é o poder do povo que sai a perder...)

O Bloco de Esquerda de Alverca opõe-se a esta solução, de transformar a pista militar numa estrutura comercial. Fundamentamos a nossa posição com 4 pontos que consideramos serem, cada um deles em separado, factores determinantes para a não criação de um aoroporto dentro da cidade de Alverca:

- Low Cost : Disseram-nos que, para Alverca apenas viria o tráfego proveniente de empresas de low cost. Contudo ninguém se deu ao trabalho de explicar o que diferencia estas empresas de aviação das demais. E o que as destingue é, como o nome indica, a estratégia implícita de levantar voo ao mais baixo custo. Como se consegue isto? Fretando aviões de grande porte que rentabilizem os custos e utilizando as pistas nas “horas mortas” como 2 da manhã, 6 da manhã, pois nessas horas as taxas aeroportuárias são mais baixas.
Será que algum dos subscritores da petição sabe disto? Terão elucidado as pessoas, que lá inscreveram o seu nome, que os alverquenses correm o risco de passar a ter enormes aviões a descolar e a aterrar a metros de suas casas, em horas impróprias ?

- Proximidade de escolas : Segundo um estudo publicado no jornal Expresso, a proximidade de um aeroporto a estabelecimentos de ensino,
afecta de forma directa a perda de concentração nos jovens, sendo por isso um factor determinante no aumento do insucesso escolar.
Pergunta-se, alguém confrontou os professores, pais e alunos do impacto de um aeroporto perto de escolas? É o crescimento a qualquer custo?

- Deslocalização das OGMA : As Oficinas Gerais de Manutenção Aeronáutica existem em Alverca desde 1918, empregando mais de 2000 pessoas. Se na cidade de VFX as pessoas se identificam com a tradição das touradas, em Alverca os aviões, o museu do Ar e as OGMAs são uma importante referencia cultural na população. As OGMAs e os seus funcionários têm um peso histórico e social bastante enraizado na cidade, são exemplo disso as colónias de férias promovidas para crianças bem como uma associação social para ocupação dos ex-funcionários.
Concordarão as famílias dos trabalhadores em serem transferidas para Beja? Não duvidamos que em Beja exista uma qualidade de vida bem superior, mas não merecem estas pessoas serem ouvidas?

- Impacto Ambiental : A existente pista de aviação situa-se nas proximidades de uma zona de enorme importância ambiental. A margem direita do Rio Tejo é um ponto de paragem na rota migratória de inumeras espécies de aves.
Existe algum estudo do impacto que um aeroporto causará neste eco-sistema?

Por toda a Europa as populações manifestam-se contra a proximidade dos aeroportos de zonas habitacionais. Escolhem-se locais longe dos perímetros urbanos para minimizar o seu impacto no menor número de pessoas possível. Mas em Portugal a realidade parece bem diferente, é a própria autarquia que coloca os interesses económicos em primeiro lugar, relegando para último o interesse público da população que os elegeram.

Preocupem-se, a senhora Presidente da Junta de Alverca e a senhora Presidente da Camara Municipal de Vila Franca de Xira, com os problemas provocados pelas inundações na zona da estação, com a inexistência de uma estação de tratamento dos esgotos urbanos em Alverca , com a falta de transportes públicos na zona de Arcena, com o estado calamitoso da maioria dos parques infantis, com os maus cheiros provocados pelo aterro de Mato da Cruz,...

Alverca já tem problemas que sobram, não precisamos de mais um !

E se, depois de todos estes problemas estarem resolvidos, ainda tiverem tempo para brincar aos aviõezinhos, então peçam a uma criança que vos faça um de papel, essa sim, uma verdadeira solução Low Cost.


 
.. links ..
 nacional

 local