contactos


 

O jogo do Esconde-Esconde

Alguém viu este cartaz em Alverca???



este certamente viram



durante o mês de Abril o executivo da Junta de Freguesia local decidiu promover em Alverca o jogo do Esconde-Esconde.
em primeiro lugar foram espalhados centenas de cartazes que anunciavam aulas de ginástica promovidas pela junta de freguesia,
à primeira vista parecia o início da caça ao voto, mas não, totalmente enganado, parece que tudo foi bem preparado por Serafina e os seus parceiros,
tratava-se de preparar fisicamente quem pretendesse participar na assembleia de freguesia, retomando os jogos tradicionais em Alverca, com o jogo do Esconde-Esconde.

as regras deste jogo consistiram em colocar na cidade de Alverca um único cartaz a anunciar a assembleia de freguesia, num local completamente aleatório, dando perferência a um sitio onde já existissem muitos outros cartazes de forma a que permitisse passar despercebido.

em toda a extensão da av. Cap.Meleças(rua das laranjeiras) contabilizei 30 cartazes da actividade lúdica e 1 cartaz da assembleia de freguesia,
nem quero pensar que o partido da maioria na Junta de Freguesia tem alguma coisa a esconder, ou será que tem mesmo alguma coisa a esconder,
será que...
... pretendem esconder o motivo de nada fazerem na defesa da população que mora na Quinta da Vala perante a situação das bombas de gasolina?
... pretendem esconder o eventual financiamento de Eduardo Rodrigues da Obriverca à CDU? (para quem não conhece a personagem aqui fica a sua apresentação)
... pretendem esconder o porquê dos terrenos da malva-rosa destinados à construção industrial terem sido transformados em terrenos habitacionais?

A gestão participativa é o modelo que o bloco defende para Alverca, é importante avaliar de forma regular a actividade do executivo da junta.
Deve existir uma preocupação na consolidação da cidadania, incentivando a participação popular bem como a participação dos próprios funcionários da junta na tomada e avaliação das decisões.
A discussão com a população deve ser usada como um importante subsídio para o debate de prioridades e metas para o futuro.


2 comentários

Informação à população é coisa séria, que vale a pena discutir. Quantas vezes o desleixo ou simplesmente a falta de percepção da importância deste aspecto deita por terra iniciativas onde até se investiram tantas energias?
Mas tem dois sentidos - da Junta para a população, e desta para a Junta, que terá de encontrar formas de se pôr a jeito para a comunicação. Numa freguesia com a dimensão de Alverca, não basta ter horário de atendimento e recepção aos moradores... são tantos, e tão diversos, em interesse e horários, que é preciso inventar outras maneiras. Usar o jornal, a Rádio, os pontos de encontro e de passagem, ou outras formas. Já agora, assim como é política cultural não dar erros ortográficos nos cartazes, é-o igualmente usar formatos gráficos tão pouco legíveis. 'bora lá fazer diferente e melhor!

 

Tinhamos muito para dizer, falando de comunicação. Partilho, de alguma forma da preocupação de ver as instituições públicas a relevarem para segundo plano, a opinião e participação das populações. Até aqui tudo bem.
Não consigo é perceber, porque motivo se preocupa tanto o BE, com a falta ou exagero de uns cartazes, quando no nosso concelho existe tanto para defender e lutar. Então, não será melhor apontar baterias à gestão ruinosa que o PS está a fazer no concelho? Ou o grande mal é a CDU? Afinal, de que lado estão?
Não façam cavalo de batalho contra aqueles que diáriamente se batem, junto das populações, para devolver ao concelho a qualidade de vida que este já teve.
Nunca vos vejo na rua, apenas nos jornais e na net... A luta revolucionária faz-se na rua, no bairo, na cidade.
Deixem-se de demagogias, deixem-se de tretas! Para quem quer "fazer diferente e melhor", já nos basta mais do mesmo!

 

 
.. links ..
 nacional

 local